Sem categoria
Cordão da Bola Preta 2025: 106º desfile do Bola e o 460º aniversário do Rio de Janeiro em uma Grande Celebração!

Desfile Cordão da Bola Preta 2024 – Cred. Ana Carvalho
O Cordão da Bola Preta está pronto para tomar as ruas do Centro do Rio de Janeiro com sua tradição centenária e sua alegria infernal! Em seu 106º desfile, o bloco mais antigo e querido do carnaval carioca homenageia a Cidade Maravilhosa, que celebra seu aniversário de 460 anos no mesmo dia da folia: 1º de março.
Com o tema “Rio, eu te amo” o Bola Preta leva para as ruas do Centro do Rio o grande amor que tem pela cidade. E como quem ama, cuida, o bloco repete a ação de compensação de carbono que fez no último desfile.
Juntamente com a Liga Amigos do Zé Pereira, organização da qual o Bola Preta é Padrinho, será feita uma medição das horas de emissão de gases poluentes dos geradores dos trios elétricos, para compensação de carbono através de uma parceria da Liga do Zé Pereira com o bloco Vagalume O Verde e o Parque Nacional da Tijuca/ICM Bio. Visando também o meio ambiente, chegou como parceira a cleantech Zello Ambiente, que ao final vai entregar ao bloco um certificado de Carbono Zero, referente ao desfile 2025.
Para abrir o carnaval em grande estilo, o Bola Preta leva às ruas sua Corte Real, que sempre dá um verdadeiro show de brilho e carisma. Nomes de peso como Neguinho da Beija-Flor (Padrinho), Maria Rita (Madrinha), Leandra Leal (Porta-Estandarte), Paolla Oliveira (Rainha), Emanuelle Araújo (Musa da Banda), Selminha Sorriso (Musa das Musas) e Mirian Duarte (Musa do Centenário), Tia Surica (Embaixadora) e João Roberto Kelly (Embaixador), se repetem. Este ano também conta com a estreia de novas Musas 2025: Juliana Knust, Luara Bombom e Milli Morena, que se juntam às Musas Thai Rodrigues, Thaissa Martins e Elaine BR. Também tem a estreia dos Musos 2025, Gabriel Mota e Amauri Junior, que estarão presentes trazendo ainda mais energia para o desfile. Em memória Elizeth Cardoso, uma grande foliã e frequentadora, eterna Madrinha do Cordão da Bola Preta.
Venha fantasiado, traga sua alegria e prepare-se para viver a magia do tradicional carnaval carioca ao som do hino “Quem não chora, não mama” e muitas outras marchinhas inesquecíveis. Não fique de fora dessa grande celebração! O Cordão da Bola Preta espera por você!
106 anos de Cordão da Bola Preta, o Maioral dos Maiorais!
No último dia de 2024 o Cordão da Bola Preta completou 106 anos. O bloco que foi fundado em 31 de dezembro de 1918, é o mais antigo em atividade no Brasil e segue levando milhares de pessoas para as ruas do Centro do Rio todos os anos. Em 2024 o bloco atingiu a marca de 1 milhão de foliões e se prepara para receber um número ainda maior em 2025.
“O Cordão da Bola Preta é a instituição de carnaval mais antiga em atividade no Brasil e por isso precisamos honrar com essa história. Comemorar mais um aniversário do Cordão da Bola Preta é a certeza que a cultura vive e sobrevive diante de tantos desafios. A cultura jamais será vencida”, conta Pedro Ernesto Marinho, presidente do Cordão da Bola Preta.
Sua biografia está intimamente ligada à história do carnaval brasileiro, em especial ao carnaval de rua. Durante esses anos resistiu a duas pandemias mundiais, duas guerras mundiais, mudanças de regime e períodos de censura, mas apesar da pandemia de Covid 19 ter impedido que se desfilasse nas ruas por dois anos, nada impediu que o bloco mantivesse viva a tradição do carnaval de rua.
Palco de lançamentos de centenas de marchas e sambas, hoje presentes no cancioneiro nacional, além de cantores e compositores como Pixinguinha, Mario Lago, Emilinha Borba, Jamelão, Ataulfo Alves, Braguinha, Jorge Goulart, Gilberto Alves, Alcione, Neguinho da Beija Flor e João Roberto Kelly, Embaixador do Bola e último compositor de carnaval da Era de Ouro ainda vivo, felizmente, além de muitos outros. Ainda hoje, possui uma banda com associados, músicos militares e freqüentadores do clube, visando ser fiel a tradição.
Arrastando multidões, o desfile do Cordão da Bola Preta acontece tradicionalmente sábado de carnaval, no Centro do Rio. Atualmente faz o trajeto que se inicia na Rua Primeiro de Março e segue pela Avenida Presidente Antonio Carlos, e ocupa o Centro da Cidade em suas ruas e praças. No ano 2000, o bloco tinha público médio de 10 mil pessoas. Já a partir de 2011, esse público estimado passa para 2 milhões de foliões. No carnaval de 2023, no retorno às ruas após a pandemia de Covid 19, o bloco levou 1 milhão de pessoas para as ruas do Centro. Esse sucesso pode ser atribuído por seu perfil democrático, recebendo cariocas e moradores de outras cidades Brasil afora e turistas do mundo inteiro, crianças, portadores de necessidades especiais, idosos e toda a sorte de fantasias. Sempre respeitando o seu lema: Tradição, paz, amor e folia!
Serviço:
- Evento: Desfile 2025 do Cordão da Bola Preta
- Data: 1º de março (sábado de carnaval)
- Horário: A partir das 9h
- Concentração e trajeto: Começa na Rua Primeiro de Março, em frente ao número 66, e segue até o prédio do Ministério da Fazenda, na Avenida Presidente Antonio Carlos, até o número 375.